De acordo com a MetSul, a bolha de calor trará uma longa sequência de dias quentes no Centro e no Norte da Argentina. Esse aumento das temperaturas também poderá ser sentido no Uruguai e em parte do Brasil, especificamente no Rio Grande do Sul.
A previsão é que várias cidades da metade Oeste do Rio Grande do Sul registrem máximas de 36ºC a 39ºC pelo menos até a metade da próxima semana. A região da fronteira Oeste do estado deve ter marcas próximas dos 40ºC.
Em Porto Alegre e no Litoral Norte do estado gaúcho os dias devem ficar mais quentes até quarta ou quinta-feira (8). Nos vales e no Centro do Rio Grande do Sul, as máximas devem ultrapassar os 35ºC nos próximos dias. As informações são do UOL.
O que é uma bolha de calor?
- Uma bolha de calor ocorre quando áreas de alta pressão comprimem o ar no solo.
- As massas de ar quente se expandem verticalmente na atmosfera, criando uma cúpula de alta pressão que desvia os sistemas meteorológicos, como frentes frias, ao seu redor.
- À medida que o sistema de alta pressão se instala em determinada região, o ar abaixo aquece a atmosfera e dissipa a cobertura de nuvens.
- O alto ângulo do sol de verão combinado com o céu claro ou de poucas nuvens aquece ainda mais o solo.
- Os principais efeitos do fenômeno serão sentidos na Argentina, onde as temperaturas devem facilmente ultrapassar a marca dos 40ºC, chegando a até 45ºC.
- O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina chegou a emitir alertas vermelhos para províncias do Oeste do país e no Norte da Patagônia.
- Enquanto isso, no Uruguai, as máximas previstas devem ficar entre 34ºC e 38ºC.
- O Instituto Uruguaio de Meteorologia também emitiu um aviso de onda de calor para os próximos dias.