(Foto: site diariodosul.com.br)
Mais de 30 anos de história, numa fusão entre passado e futuro, transcritos nas páginas do Diário do Sul, foram entregues ontem ao município de Tubarão. Os diretores do DS, Lúcio Flávio de Oliveira e Tomaz Viana de Albuquerque, fizeram a entrega de todo o acervo impresso do DS ao prefeito Joares Ponticelli.
Todos as edições do DS - de 1994 até 2021 -, e também do Jornal de Negócios - de 1991 a 1993 -, encadernadas, farão parte agora do acervo do Arquivo Publico e Histórico Amadio Vitoretti para que estudantes, professores, pesquisadores e o público em geral tenham acesso às páginas que ajudam a contar a história de Tubarão e região. Apenas as edições deste ano ainda não foram entregues.
Para o diretor executivo do DS, Tomaz Viana de Albuquerque, “o jornal na verdade é um instrumento que conta a história da cidade e não tínhamos o direito de manter trancado o nosso acervo em uma sala, porque ele funciona como uma fonte de pesquisa. E não há lugar melhor para ele estar do que no Arquivo Público Municipal, onde a população poderá ter acesso a ele”.
“Nossa gratidão ao Diário do Sul pela entrega deste rico acervo que conta muito a história da nossa cidade ao longo das últimas décadas. É uma importante fonte de pesquisa, de informação e de conhecimento. O nosso arquivo histórico ganha muito com este acervo que mantém viva a história da cidade. É uma trajetória de décadas de muita verdade naquilo que conta da nossa cidade. É um presente de valor inestimável que recebemos hoje, para manter à disposição de todos aqueles que queiram conhecer um pouco mais da nossa trajetória ao longo desse tempo”, ressalta o prefeito Joares Ponticelli.
O futuro através do passado
“Nós estamos entregando ao município 30 anos de história da nossa região através da encadernação de todas as edições do Diário do Sul e também o do Jornal de Negócios, que precedeu o DS. Mas, mais importante do que estes 30 anos de história, eu ouso dizer que estamos trazendo o futuro nestes arquivos. É uma frase batida, mas é a mais pura verdade: para conhecer o futuro precisamos saber do nosso passado, e pesquisando nas páginas do DS nestes 30 anos facilmente conseguimos prever o futuro de Tubarão. E nós seguimos contando as histórias através de nossas páginas no presente e futuro também”, afirma o diretor de Redação, Lúcio Flávio de Oliveira.