Em sua luta para tentar conter o avanço do TikTok, o Instagram lançou o Reels, uma ferramenta de vídeos curtos que agora também está disponível para o Facebook nos Estados Unidos em testes. Os criadores podem compartilhar o mesmo vídeo nas duas plataformas.
Ainda para atrair novos criadores, o Facebook anunciou um programa de bônus que vai selecionar algumas pessoas para desenvolverem vídeos para a plataforma e serem pagas por isso. Para participar, não é necessário ser popular na rede social, segundo a plataforma só é necessário criar vídeo no Reels e se inscrever quando a página estiver no ar.
Apesar de unir as duas plataformas, o Reels do Facebook também funciona de forma separada do Instagram. Ainda assim, até o momento, os recursos de edição de vídeo são bem parecidos com os da rede social “irmã”. No entanto, algumas funcionalidades, como o Remix, que une vídeos diferentes (como o Duets do TikTok), deve demorar mais tempo para chegar ao Facebook.
Reels no Facebook
Para criar um Reels, os usuários precisam clicar no botão “Criar”, que vai aparecer no feed notícias da plataforma ao lado dos vídeos no novo formato. Depois, você pode escolher com quem compartilhá-lo, como Amigos, um público específico como “Amigos exceto …” ou o público em geral. Assim como acontece com o Instagram, os Reels do Facebook aparecem de acordo com os interesses da pessoa na rede social.
“Estamos muito focados em tornar mais fácil para qualquer pessoa a criação de vídeos e, em seguida, para que esses vídeos sejam vistos em todos os nossos diferentes serviços, começando com o Facebook e o Instagram primeiro”, disse Mark Zuckerberg a investidores.