- A busca no TikTok, apesar de sua conveniência e popularidade, também enfrenta desafios como a limitação de informações detalhadas e o risco aumentado de disseminação de informações falsas. Isso exige que os usuários aprimorem seu senso crítico ao utilizar a plataforma.
De um lado, o Google segue no topo dos mecanismos de busca mais usados. De outro, as pesquisas realizadas pelas big techs em questão mostram uma mudança de hábitos entre os jovens na hora de buscar e consumir informações na internet – em parte, graças ao algoritmo e formato de vídeos curtos do TikTok.
A preferência pelo TikTok diminui com o avanço da idade nas gerações. A rede social oferece uma abordagem mais direta e menos demorada para encontrar informações, em contraste com as buscas tradicionais do Google, que podem entregar principalmente “textões”.
Em resposta ao sucesso do TikTok, o Google desenvolve mudanças em seu mecanismo de busca, incorporando inteligência artificial (IA) generativa à plataforma – já em testes no Brasil. Aliás, isso pode mudar tudo para a big tech.
Porém, buscar informações no TikTok também apresenta desafios, como um acervo de informações mais limitado e maior risco de encontrar informações falsas, devido ao volume massivo de conteúdo publicado diariamente.
Assim, a crescente popularidade do TikTok para buscas reflete a necessidade de os usuários desenvolverem um senso crítico mais apurado ao filtrar e avaliar as informações encontradas na plataforma.
Receba mais noticias em seu whatsapp
click no link
https://bit.ly/3a75fZ