O movimento “a união faz a força” das empresas japonesas não é de todo uma surpresa, já que a China ganhou uma vantagem significativa este ano no setor automotivo, principalmente com sua estratégia de EVs mais acessíveis, abalando até a então líder em vendas de elétricos, Tesla.
De acordo com dados da EV-Volumes, a ascensão da China já pode ser vista em números há algum tempo. O país tem mostrado uma transição bem acelerada e já é líder na exportação de elétricos.
Junto com a Tesla, por exemplo, a BYD, fabricante chinesa de carros elétricos, se consolidou em 2023 como a montadora que mais vende e cresce no segmento — recentemente, conforme divulgou a Bloomberg, ela tirou o trono da Tesla como líder em vendas globais, um marco simbólico para o mercado.
A ascensão dessa e outras marcas chinesas ocorre enquanto a Tesla e outras montadoras sentem queda em seus números. No penúltimo trimestre do ano, a fabricante de Elon Musk registrou um declínio de 2,6% nas vendas de veículos elétricos fabricados na China. As vendas da Toyota também tiveram ligeira queda este ano no mesmo mercado: 2% até novembro.
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